top of page

Trends 2022 - Tendências para usar já!




A moda é feita para tirar a gente da zona de conforto e se jogar, se divertir. Essa é a tradução perfeita para as tendências de 2022.


Agora preciso de uma pausa, você concorda que não da pra se apegar mais ao calendário da moda no Brasil e fora dele?

Porque na prática o mercado nacional esta trabalhando atualmente em cima do verão 2021, e em Abril que já começa a esfriar aqui no Brasil, as marcas começam a trabalhar o calendário 2021 de inverno. E não sei vocês, mas eu vivo o hoje e as novidades haha, quero coisas fresquinhaaaas, quero usar o que ainda todo mundo esta olhando torto e daqui alguns meses vão estar todo mundo usando hahha.


Enfim, o inverno 2021 na Europa já era praticamente, e já foi lançado os desfiles de Primavera/ verão 2022, que pra gente só vai acontecer final do ano e início de 2023.


Isso se da exclusivamente por conta das estações e clima serem diferentes. Enquanto estamos no verão aqui, eles estão no frio intenso e quando lançarem o verão lá, estaremos vivenciando o inverno passado deles.


Mas esse post é pra você que gosta de moda e quer estar a frente do tempo, ou da estação mesmo hahha =)


Se tem um post que eu amo escrever é sobre tendências, afinal quem não gostaria de ter a tarefa mara de escrever sobre looks né hahha. Fiz um compilado dos looks vais vistos na semana de moda e vamos lá, espero que gostem, porque eu estou animadíssima haha =)


Definitivamente é o ano do tudooo, tudooo mesmo! Cores vibrantes, peças cheias de detalhes, um verdadeiro Too much haha, mas eu amo, que fique bem claro.

Casacos de plumas da Fendi, e muita lantejoula na Tom Ford, e cor vibrante com muito dourado na Versace.


Enquanto tudo parece um pouco mais caótico do que o normal nas passarelas (e no mundo), outros designers buscaram criar um estilo mais suave e lúdico. A Dior voltou aos anos 60 com minis e terninhos, mas mesmo assim entre um look e outro tinha algo diferente.

A Dior não foi a única a viajar no tempo, Alberta Ferretti trouxe uma vibe grego romano e usou de muito cut out e vestidos fluídos, mas como te disse, teve escapismo também, o brilho também esteve muito presente.

Afinal o que é moda sem um pouco de caos né?




1 - PLUMAS

Se você encontrou penas coloridas pelas ruas do seu bairro, não se assuste, não foi um passáro super raro que passou por alí, pode apenas ser sua vizinha muito chique.

Pelo visto as plumas viraram as queridinhas de grandes designers, como o da Bottega Veneta, Fendi e Valentino.

Se você, como eu, curte uma tendência e se joga sem medo de ser feliz, esse é o nosso momento. Segundo o Google, os vestidos de pluma estão 4x mais populares que no ano passado.





2 - CUT OUT

Há quanto tempo você ouve dizer que o cut out é tendência? Sim, gente, cut out não tem data pra ir embora, vai transcender 2023.

E não importa a estação a mulher Brasileira goxxta de mostrar pele né haha, eu amoo, e assumo que estou gostando de cut out mais do que nunca.

A tendência da moda sexy veio para ficar, Nina Ricci e Burberry foram designers que apostaram nessa tendência.





3 - LANTEJOULAS

Não tem como ignorar as lantejoulas esse ano, esta por toda parte e vai se manter o ano todo. Embora sejam peças que recorremos nos dias de festa, esse clichê já foi deixado de lado e hoje compõe looks do dia a dia tranquilamente.

Dolce e Gabbana usou uma explosão de lantejoulas e aplicações em pedras coloridas, enquanto Gucci foi mais democrática e trouxe uma fatia menor de looks brilhantes, e claro, Tom Ford, que trouxe looks deeeeslumbrantes, com muito brilho e cores vibrantes combinados com alfaiataria.





4 - FRANJAS

As franjas estão voltando sutilmente, ano passado vimos um pouco, mas é nesse ano que elas voltam com força total. Não importa se é um vestido, uma saia ou uma jaqueta, elas marcaram presença nos desfiles de Spring Summer 2022, e se engana quem acha que a franja é o estilo western puro, tem muito look fashion e diferente por ai. Chloe que já tem uma estética mais boho chique trouxe muitas franjas coloridas, a Burberry por sua vez incorporou longas franjas de couro em vestidos e saias mini, Balmain numa vibe mais rocker e franjas mais largas e por último Dior, numa pegada melindrosa dos anos 20.





5 - CAUDAS

Tenho que te dizer que preciso ver na prática essa tendência acontecendo, acho ela zero usável, a não ser que você vá para o tapete vermelho vibes super descolada. São vestidos e saias de comprimento mini com longas caudas. Vi muito na Prada, Gucci, Louis Vuitton e até Valentino. Se essa tendência vai pegar no street style, não sei, vamos ver!





6 - DRAPEADO

Detalhes drapeados surgiram nas passarelas um tanto diferentes. Embora o drapeado possa ser uma parte crucial no processo de design de moda, tecidos puramente drapeados que se adequariam facilmente a uma deusa grega geralmente não são o resultado final. Este ano, no entanto, muitas silhuetas gregas chegaram ás coleções. Loewe, Proenza Shouler e Richard Malone foram alguns dos designers que apresentaram suas versões.





7 - HOT PANTS

Lembra quando eu disse que o sexy esta em alta? Pois bem, as hot pants voltaram e fora do ambiente praiano. Gucci, Chanel e Loewe desfilaram looks bafônicos com hot pants e saias translúcidas.

Não sei se é uma tendência que eu vou aderir, mas para quem curte essa vibe mais sensual e tem lugar para ir com esse look, bora se jogar meus amores!





8 - AMARRAÇÕES

Patbo, Etro e Balmain foram alguns dos designers que trouxeram nas suas coleções as amarrações. Algumas mais discretas e outras com mais pele a mostra, o que vale é você achar o que mais tem a sua cara e se jogar nessa tendência.





9 - COMPRIMENTO MINI ou MICRO

As saias super curtas estão dominando o mundo, sério, haha, tem por toda parte, se você assim como eu ainda não se rendeu a essa tendência, talvez seja o momento.

Miu miu deu um show quando se fala de comprimento mini, e marcas como Prada e Dior, muitas vezes mais conhecidas por suas silhuetas clássicas, se jogaram na tendência e realmente deram um show. E teve Chanel também, apostando no comprimento da vez para atingir um publico mais jovem.





10 - BRALETE e TOP

A vibe sensuelen esta com tudo, e não é de hoje que peças como o bralete ou top estão em alta. Combinados com peças de alfaiataria, eles são perfeitos para dar um toque sexy ao look. De Missoni a Miu Miu, esse visual descolado é certamente popular e super usável o ano todo no nosso pais. Tom Ford provou que tem como ser chic usando esse minúsculo top com jaqueta.





11 - TRENCH COAT

Os trench coats são peças indispensáveis em qualquer closet feminino. Esse ano ele voltou, reformulado e cheio de atitude. Balenciaga trouxe uma vibe dark e deu um show, Ricardo Tisci tirou a parte de trás dos seus casacos e Thebe Magugu trouxe para 2022 versões coloridas em tons pastel e estampas de tinta, como se tivesse caido um balde de tinta mesmo sabe? Enfim, muita atitude numa peça clássica e atemporal.

Fica a dica para quem tem uma peça parada em casa e gosta de customizar.





12 - MACACÃO

Vamos culpar a Kim Kardashian por essa tendência em ascensão, haha. Definitivamente eu não curto, massss, se você curtir, se joga mulher, porque é tendência.

É o tipo de peça que não permite que a gente esconda nada, de tão colada que é, mas para uma festa com um dresscode ousado ele cairia muito bem.

A Saint Laurent, sempre chiquerrima, trouxe um macacão com uma vibe mais sofisticada e com laços assimétricos, Gucci abusou do monograma e peças sem costura e Lanvin de muita estampa e silhueta sexy. É uma tendência perfeita para quem quer mostrar todas as suas belas curvas.





13 - CETIM

Paris Hilton pira com esses lookinhos né minha gente, hahha. Brincadeiras a parte, embora o tecido não seja o material mais utilizado em 2022, muitos designers apostaram. Loewwe, Blumarine e Tom Ford foram alguns dos que trouxeram o cetim com maestria nas passarelas.





14 - SAIAS MIDI

O oposto das micro saias, as saias longas e midi se tornaram incrivelmente populares e dominaram as passarelas de designers como Tory Burch e Gucci.

A empresa de relatórios de tendências LYST já confirmou isso com a declaração: "Bainhas curtas podem estar definindo a temporada atual, mas as saias longas estão chegando para a próxima".

Então se você quer se antecipar, aproveite e se inspire nos looks criados por Saint Laurent, Chloe, Louis Vuitton e Givenchy para a temporada de 2022.





15 - CONJUNTOS

Esse visual perfeitamente coordenado e instagramável foi exibido nas passarelas das quatro capitais da moda. Então se você curte esse estilo, se inspire muito na Chanel, Dior, Acne Studios e Fendi, tem um look mais lindo que o outro, eu garanto a você.





16 - CORSET

Ame-o ou odeie-o, mas os tops estilo espartilho estão de volta mais uma vez. Alguns vieram na forma de espartilho clássico, outros como bustiers, mas é certo que essa tendência atingirá o auge esse ano. Ambas as irmãs Hadid usam e abusam da tendência, mas fique sabendo que a trend não são os super apertados, e sim só a silhueta do modelo.

Dolce e Gabbana e Givenchy foram algumas das marcas que arrasaram na passarela com essa peça.





17 - JAQUETA DE COURO

O clássico do armário feminino e masculino esta em evidência esse ano. Borá tirar a sua do armário e se inspirar nos looks desfilados esse ano.

Muitas trouxeram peças clássicas e atemporais, mas teve também, muita jaqueta diferente, com desgastes no couro e ombreiras gigantes.

Mas para não errar e ter uma jaqueta para a vida toda, aposte em jaquetas como as da Prada, Balenciaga, Alexander McQueen e até Versace.





18 - BLAZER

Os meus xodós nunca saem de moda, essa é a verdade, haha. A peça é a sobreposição perfeita, e se oversized, ela compõe looks modernos e cheios de personalidade.

Gucci, Louis Vuitton e Versace trouxeram peças lindas e muitas delas básicas e essenciais para o armário feminino.

Já Alexander McQueen e Miu Miu, trouxeram a peça com um toque a mais de modernidade devido as grandes ombreiras estruturadas.




19 - ANOS 60

Os mini vestidos e saias no estilo anos 60 também estão super em alta. Shapes mais retos e quase sempre com cores vibrantes, eles estiveram presentes na passarela de muitos designers. Valentino, Dior, Prada e Versace foram algumas das marcas que investiram nesse flashback moderno.





20 - COLEGIAL

A nostalgia colegial tomou conta das passarelas esse ano, porém com uma pegada mais rebelde, rebelde no sentido literal mesmo, como se alunos tivessem customizado seus uniformes escolares, haha.

Lacoste trouxe suéters oversized e com mangas super longas, enquanto Dior se manteve no clássico com um toque sexy e Miu Miu, a que melhor representou essa estética, com mini saias sem barra, camisas oversized e combinações inusitadas.

E se você quer um look nessa pegada para chamar de seu, invista em peças mais sóbrias, elas vão completar a rebeldia do look.





21 - TULE

Volta e meia o tule volta e fica por um bom tempo. Já estamos vendo pequenos sinais da estética Indie sleaze, que é próxima tendência forte que virá no lugar dos looks mega coloridos e divertidos. Do espapismo ao rock and roll descomplicado, o tule é um grande aliado dessa estética sexy rocker, e essa temporada esteve cheia de looks dramáticos e bafooonicossss.





22 - REDE

Malhas que lembram uma rede saíram das bolsas e foram direto para os looks nessa temporada. Marcas como Bottega Veneta, Chloe e Sasvatore Ferragamo, desfilaram lindamente suas versões. Muitas delas com fios metalizados e brilho, uma junção de tendências bem peculiar não é mesmo?

Para looks pontuais em ocasiões que o dresscode permite, eu acho super válido.




23 - ANOS 90

Não é novidade para ninguém que a nostalgia dos ano 90 é algo que parece estar voltando com força total mais uma vez. A principal marca que mergulhou totalmente nessa época foi a Chanel. Uma força dominante nos anos 90 e ainda hoje magistralmente no topo, Virginie Viard decidiu relembrar o apogeu da marca desde o momento em que Karl Lagerfeld começou a trabalhar na renovação da Chanel.

Com uma pegada vintage, foram trazidos de volta conjuntos clássicos da marca em formatos mini, biquinis de corda e logomania, só faltou Kate e Naomi pra completar o desfile.

E claro, Chanel não foi a única marca a se inspirar nos anos 90, Acne Studios e Missoni trouxeram suas versões anos 90 também.





24 - Y2K ou ANOS 2000

Quando achamos que poderíamos escapar, as tendências dos anos 2000 estão mais fortes do que nunca, a estética Y2K é exatamente isso, e marcas como Chanel, Blumarine e Dolce e Gabbana fizeram bonito nesse quesito.

Para quem viveu essa época na adolescência talvez recorde bem dos looks da Britney Spears e Paris Hilton, padronagens de borboleta, jeans super baixos e tops minúsculos.

Então se você quer reviver a Britney que tem dentro de você, esse é o momento gata!




Ufaaa, que post comprido haha, gostaram?

Agora me contem, qual tendências vocês vão usar com certeza, e qual não vão usar de jeito nenhum?



Obrigado e até o proximo post!




Comments


IMG_8937.JPG

Pamela Rossi

31 Anos, Fotografa, formada em Comunicação social, perdidamente apaixonada por moda, beleza, tatuagem, viagens, música e mais tantas outras coisas. Me defino bem como uma curiosa de tudo rs. E esse é o nosso cantinho para bater um papo sobre o que der vontade =)

 

Sejam bem vindas (os)!

bottom of page