top of page

Chapéus para o inverno - Saiba quais são as tendências e o que pode pegar no Brasil




Eu vou ser sincera ta? Me incomoda um pouco precisar ficar sempre ajeitando algo na cabeça, mas assumo que é indispensável nos dias de muito frio. É como as luvas, elas esquentam, mas nem sempre é muito prático.


Mas vamos ao que interessa! Aqui a gente gosta é de papo sério de moda, ou não tão sério assim também =P

Que tal pegar um café pra se esquentar enquanto lê esse post, que já adianto, ta super legal!



1 - BALACLAVA


Polêmica e fashionista, a balaclava não é um acessório muito comum no inverno brasileiro, isso deve-se ao fato de não termos um inverno severo (até então). Balaclava é um acessório indispensável e até comum para motociclistas no inverno, e nessa última temporada ela tem aparecido bastante na passarela.


A Malu Borges, influenciadora digital que amo acompanhar é uma das fashionistas brasileiras que aderiu e até lançou uma collab no fim do ano passado que repercutiu legal, mas até então, só quem curte moda mesmo soube apreciar com bons olhos (essa é a verdade!).


Uma espécie de touca com cachecol, ela só deixa os olhos descobertos na maior parte das vezes e o fator principal é realmente aquecer nos dias mais frios. Tenho que assumir que hoje, nesses 9 graus que esta fazendo aqui em São Paulo, eu super usaria!


Max Mara e Coperni foram algumas das marcas que desfilaram suas versões mais atemporais, digamos. E designers como Thom Browne e GCDS foram mais ousados, trazendo bordados e muita pedraria.






2 - BONÉ DE BEISEBOL


Os bonés de beisebol são acessórios atemporais com um toque masculino. Não é o tipo de peça que imediatamente nos vem á cabeça quando pensamos em fashion week, mas talvez seja sempre intrigante vê-los nas passarelas.

Talvez um pouco reminiscente da primavera e do verão, já que é de fato, a temporada de beisebol. Muitos desigerns estão jogando seus bonés (literalmente) para tornar esse acessório uma trend do inverno também.

Dos clássicos da Coach aos de brilho extravagante da Off White, sem dúvidas tem para todo gosto!




3 - GORROS

Uma tendência que nem precisaria estar na lista de tendências, e sim de básicos e essenciais para o closet de qualquer pessoa no inverno. Práticos, quentinhos e fáceis de inserir em qualquer look, eles são uma ótima opção para o dia a dia de quem precisa encarar as baixas temperaturas nas ruas. Por isso não seria surpreendente dizer que são os principais chapéus para o inverno.


Embora comum, nessa temporada os designers resolveram nos surpreender e trouxeram suas versões do Sr. gorro, vezes mais usáveis, outras nem tanto.


Dolce e Gabbana, Daniela Garcia, Mark Fast e outros, trouxeram versões mais alongadas e um tanto diferentes, eu mesma não curti esse shape e prefiro os tradicionais como o da Etra. E você, me conta aqui, qual o seu favorito?






4 - BUCKETS DE PELÚCIA

Os buckets hats estão em alta desde 2019, mas por toda uma história eles são atemporais e muito usados em diversos países onde as temperaturas são mais amenas.

No inverno eles protegem do frio e no verão do Sol, então como não amar esse acessório não é mesmo?


Nessa temporada os designers trouxeram o famoso bucket hat em materiais diferentes e o que mais tem se destacado são os de pelúcia. Quentinhos e a cara do inverno né?

Mas também pudemos ver versões em couro, vinil e o nylon, muito utilizado pela Prada.





5 - BOINAS

Um clássico parisiense, a boina vira e mexe retorna as passarelas. Marcas como Gucci, Bora Aksy e Paul & Joe, foram algumas que trouxeram suas versões, embora a grande maioria tenha se destacado pelo design clássico vibe Emily in Paris, outras marcas trouxeram suas versões mais ousadas e fashionistas.




6 - FEDORA

Um clássico do armário masculino, mas que tem se tornado um acessório querido pelas mulheres nos últimos anos. Os chapéus fedora são uma maneira perfeita de encontrar equilíbrio entre um gorro simples e um chapéu feminino espalhafatoso, eles são elegantes e dão uma atmosfera de mulher poderosa e sofisticada para o look.


Bronx & Banco e Alberta Ferretti trouxeram versões que ao meu ver, foram os mais bonitos. Eu gosto do visual clássico e encorpado de Bronx e Banco, mas também curto a vibe Indiana Jones de Alberta Ferretti. E claro, Saint Laurent é um dos meus designers favoritos para chapéus, amo a atmosfera rock n roll da marca.





7 - CLOCHE AMPLIADO


Modelo famoso nos anos 20, o chapéu cloche veio de uma forma diferente, ampliado e com forte presença. Admito que não vejo essa trend pegar, nem aqui no Brasil e nem fora. Mas preciso ressaltar que o desejo de marcas como Moschino e Off White de torna-lo tendência, tem sido bem perceptível.




7 - LENÇOS

Nada de novidade, mas os lenços ainda estão presentes nessa temporada. Há uns 2 anos vimos até demais essa tendência que se tornou massante, e particularmente quando isso acontece, ai que perde a graça, porque as pessoas perdem a personalidade e algo que era pra ser estiloso, vira cafona (ao meu ver ta, boinas correm esse risco também).


Mas quem sou eu pra dizer algo né? hahha, sou do time, gostou, use e abuse, mas gosto muito mais quando vejo autenticidade do que apenas replicações de looks por aí.


Vivienne Westwood trouxe uma versão meio exotérica, enquanto Francesca Liberatore trouxe uma vibe Brigitte Bardot para a passarela.





8 - BAKER BOY


Chapéu de policial, de jornaleiro, ou de bandas de hard rock, chame como assim preferir (eu prefiro de hard rock hahha, me lembra o Axl Rose no seu auge dos anos 90). Eles são os meus favoritos e eu tenho que dizer que estou muito feliz que eu vou poder ter um desses, já que não sendo tendência é muito mais difícil de encontrar por aí.


Na grande maioria das vezes, feito de lã e uma aba mais encorpada acima dos olhos, esses chapéus estiveram presentes nos desfiles de Chanel, Hui e Conner Ives.

Embora a marca Russa, Ruslan Baginskiy tenha sido a mais relevante na internet e na cabeça das it girls e famosas por todo mundo.

Inclusive nossas brasileiras, Thassia Naves e Rafa Kalimann surgiram com os seus caps estilosos no instagram.


Ps. vou terminar esse post com uma vontade absurda de comprar um Ruslan Baginskiy pra chamar de meu, hahha.




9 - ESQUENTANDO AS ORELHAS - GORRO PERUANO

Esta entre um gorro e uma balaclava, a idéia é proteger as orelhas do frio intenso.

Muito populares no Peru (nota-se pelo nome), marcas como GCDS e Gucci investiram em trazer suas versões na passarela.

Quase sempre de lã e mitas vezes forrado com pele (fake, claro!), eles são chapéus com muita personalidade.

Ps. Me lembram o chaves hahah, me desculpem!




10 - CHAPÉU DE COWBOY

Ta ai uma tendência polêmica e que particularmente eu gosto muito!

Muitos associam o visual desse chapéu ao sertanejo, genero musical brasileiro, mas para mim e quem curte rock dos anos 80, a referência vem do cowntry music, uma vibe texana e que foi muito usada pelo hard rock dos anos 80. O que tem tudo a ver com o momento indie sleaze na moda atualmente, uma pegada rock n roll e de atitude.


Miley Cyrus é uma das artistas atuais que mais sabem usar essa tendência sem ficar caricata, obviamente patrocinada pela Gucci que tem características bem fortes, o match é perfeito ao meu ver.

É uma trend de atitude, e certamente não é para todo mundo!

Quem curte e segura o look, tem meu respeito.


E sobre quem desfilou, Gucci, com muita atitude e uma pegada vintage de encher os olhos.




Agora, me conta aqui, qual você usa ou usaria?

Os meus favoritos ficaram bem óbvios né? haha =P

Comentarios


IMG_8937.JPG

Pamela Rossi

31 Anos, Fotografa, formada em Comunicação social, perdidamente apaixonada por moda, beleza, tatuagem, viagens, música e mais tantas outras coisas. Me defino bem como uma curiosa de tudo rs. E esse é o nosso cantinho para bater um papo sobre o que der vontade =)

 

Sejam bem vindas (os)!

bottom of page