top of page

6 MACRO TENDÊNCIAS PARA 2024



Nos últimos meses as passarelas das maiores capitais da moda em todo o mundo nos encantaram com uma explosão de criatividade e inovação. De Nova Iorque á Milão, passando por Londres e Paris, o Outono/ Inverno 2024-25 terá o surgimento de uma série de macrotendências que contam um pouco do caminho que a moda vem seguindo.


Vamos juntos descobrir 6 dessas macro tendências que dominaram as últimas semanas de moda:



1. TARTAN

O xadrez mais famoso do mundo voltou com tudo. Eu particularmente amo alfaiataria com essa padronagem, acho chic, elegante, atemporal e fashion.

A Burberry tem seu xadrez característico da marca que remete ao tartan, então seria meio óbvio eles trazerem na coleção de inverno.

Mas a minha alegria consiste em ver o tanto de opção e inspiração para usar o Tartan nesse inverno.

A Versace trouxe peso e com uma pegada rocker (que eu amo!) foi extremamente fashionista nos seus modelos apresentados.

Clhoè, Acne Studios e Schiaparelli ousaram na combinação do Tartan com o comprimento alongado da terceira peça. E Rabanne que pra mim foi a mais ousada em trazer a peça compondo looks com diversas texturas e cores. Foi de encher os olhos real!






2. BACK TO BLACK

O pretinho nada básico esta com tudo e eu posso provar. O couro esta na sua melhor fase e todas as marcas investiram em pelo menos um look total couro para desfilar nessa temporada. Do rocker ao boho, liso ou com textura, vi muito look que facilmente pode ser aplicado na vida real.

Chanel desfilou um look com acessórios cherry red de deixar qualquer um coçando para copiar o look, foi chic, pontual na escolha e sem dúvidas um dos meus favoritos.

Valentino, Balmain e Versace trouxeram o couro empeças estruturadas e muitas delas com a textura croco, outra tendência forte para esse inverno.

Isabel Marant traduziu a tendência na essência da marca e trouxe uma produção com a vibe boho chic que a gente ama.

David Koma é um dos meus favoritos quando se trata de peças com aquela vibe rockstar que eu amoooooo.





3. TRANSPARÊNCIA

A transparência vai e volta num ritmo tão frenético que eu já considero um básico da moda hhaha. Mas vamos la, quando se vê muito precisa ser falada sim.

Gosto muito em como a Dolce & Gabbana consegue ser chic desfilando lingeries sexy. Tem uma autenticidade que poucas marcas arriscam em manter hoje em dia (ainda mais com as tendências que oscilam o tempo todo).

A Chloè desfilou peças tão versáteis que acho que posso dizer que foi a marca que mais utilizou da transparência fora do obvio.

E a Ferragamo mostrou pra gente como ser sexy e chic jogando um casaco por cima de um dress midi totalmente transparente.





4. SHOCK COLORS

Em meio a pandemia rocker desse inverno vimos cores vibrantes e muitas vezes desconexas do restante das coleções. Como um ponto colorido na imensidão.

Jil Sander, Ferragamo, Tom Ford e Blumarine foram extremamentes pontuais, chic e vibrantes. Vimos muitas cores pelas passarelas tendo como protagonismo ser somente uma cor vibrante, não trazendo uma conexão entre tendência e cor do momento. Achei isso muito legal, é bom ter um respiro fora da caixinha do preto, cherry red e marrom.






5. ESTRUTURAIS

Vestidos e golas estruturadas marcaram os desfiles com muita elegancia, modernidade e uma pitada de ousadia.

Alexander McQueen trouxe um ar fun e jovem com 3 looks 3D para fechar o desfile, resgatando a característica irreverente da marca.

Victoria Beckham e Balmain foram pontuais em suas versões extramamente elegantes e sofisticadas, enquanto Prada e Max Mara ousaram nas golas volumosas e simétricas.






6. QUIET LUXURY

Os looks mais "certinhos" continuam com seu espaço cativo nas marcas. Com uma pegada mais comercial muitas marcas apostaram em ter uma quantidade relevante de looks super usáveis nos seus desfiles.

Isso se dá a forte tendência que veio das redes sociais, o quiet luxury, nome dado aos looks clássicos e elegantes sem contem exageros e muitas vezes criatividade (me desculpem a sinceridade haha).

Gostei muito dos looks da Tod's por ter pequenas desconstruções nos looks, como uma barra por fazer, um cinto deslocado e sobreposições não tão habituais.

Versace e Balmain foram de um bom gosto extremo, zero defeitos, look atemporais dignos de Diabo veste Prada hhaha.

CFCL traduziu bem a tendência, mas não achei nada de inovador nesse quexito. E a Dior foi impecável, looks bem vibes dorama né? hahha Amooo.






Qual dessas macro tendências você mais gostou?

Por serem macro obviamente teremos variações, mas fica aqui um gostinho do que esta por vir no próximo inverno.

Não sei pra vocês, mas é a minha estação favoritaaaaa =P

Comments


IMG_8937.JPG

Pamela Rossi

31 Anos, Fotografa, formada em Comunicação social, perdidamente apaixonada por moda, beleza, tatuagem, viagens, música e mais tantas outras coisas. Me defino bem como uma curiosa de tudo rs. E esse é o nosso cantinho para bater um papo sobre o que der vontade =)

 

Sejam bem vindas (os)!

bottom of page